Vazão da barragem de Sobradinho, na Bahia, deve igualar recorde atingido em 2022
Chesf deve liberar 4.000 m³ por segundo na próxima semana

Foto: Reprodução/TV Bahia
A vazão da barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, deve atingir o mesmo patamar de 2022, quando chegou a liberar 4.000m³ por segundo, a maior dos últimos 12 anos. Inicialmente, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que liberaria 2.800 m³/s na quarta-feira (11) e atingiria 3.500 m³/s na sexta (13).
Em uma nova atualização, a empresa informou que o índice de 4.000m³ deve ser liberado na próxima segunda-feira (16), igualando o recorde do ano passado. Segundo a empresa, o aumento gradual da saída de água dos reservatórios ocorre devido à situação de cheia na Bacia do Rio do São Francisco. A operação segue as regras e diretrizes vigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A Chesf destaca que os patamares informados são médias diárias. Reforça, ainda, que a Bacia do Rio São Francisco se encontra no período úmido, reafirmando, assim, a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de máxima (de restrição) do vale do São Francisco a partir da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é de 8.000 m³/s.