Vendas para o Dia das Crianças devem crescer 5% em relação ao ano passado

Setor de Vestuário, Tecidos e Calçados é o que tem maior destaque

Às

Vendas para o Dia das Crianças devem crescer 5% em relação ao ano passado

Foto: Agência Brasil

As vendas nos setores mais ligados às compras para o Dia das Crianças devem crescer 5% no mês de outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é da Fecomércio-BA, que fez os cálculos com base nas informações da sua Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Bahia, feita em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) e Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

O setor de Vestuário, Tecidos e Calçados é o que tem maior destaque com aumento anual de 18% nas vendas. Os itens deste grupo são bens não duráveis que tem preços mais acessíveis e, normalmente, para comprá-los o consumidor não precisa de crédito.

As lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos apresentam uma alta anual estimada de 10%.  Celulares, tablets e jogos eletrônicos - itens que foram beneficiados com a redução de impostos pelo governo federal - são opções para os pais presentearem os seus filhos. 

Já os setores de brinquedos e materiais esportivos, incluídos no  grupo denominado Outras Atividades, tendem a cair 9% na comparação anual. No entanto, as vendas de combustível para veículos, que também pertencem a esta categoria, podem acabar influenciando o resultado geral.

Para o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, embora as variações projetadas sejam expressivas, é importante ponderar que o atual faturamento das atividades ainda está bem abaixo do que foi visto nos anos pré-crise. "Ainda há um longo caminho para recuperar as perdas da maior recessão da economia brasileira”, explica.

Na contramão das expectativas do setor, o auxiliar de manipulação de medicamentos Isaque Anjos, 20, não pretende comprar presentes na data comemorativa para os seus três sobrinhos. "Só dou presentes para eles em datas de aniversários por causa do custo. Imagina, são 3 presentes", explica. Já o jornalista Éverton Santos, 32, que ganhou um sobrinho recentemente, disse que só vai poder dar uma "lembrancinha" quando a data estiver mais próxima.

Contratações

O especialista acredita que o varejo ainda não sinaliza contratações temporárias para a data como acontece no Natal e Dia das Mães. Dietze salienta que o setor deve ter um ritmo maior de consumo neste segundo semestre influenciado pela liberação dos recursos do FGTS e PIS/PASEP pelo governo federal. 

Segundo o economista, o índice de Intenção de Consumo de Salvador, medido pela Fecomércio-BA, já deu sinais de recuperação no último mês de agosto e pode ser que a tendência se mantenha ao longo do segundo semestre, favorecendo as vendas para o Dia das Crianças.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.