• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Verão deverá ser de chuva irregular em vários estados do Brasil, diz Inmet

Verão deverá ser de chuva irregular em vários estados do Brasil, diz Inmet

Instituto apresenta tendência de chuvas e temperaturas para os próximos seis meses

Por Da Redação
Ás

Verão deverá ser de chuva irregular em vários estados do Brasil, diz Inmet

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgadas nesta semana, apontam que boa parte do Centro-Sul terá um verão de chuvas irregulares, com meses de seca alternando-se com períodos chuvosos. No Centro-Norte, a região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) também sofrerá momentos de falta de chuva no verão.

Essa é a primeira vez que o instituto apresenta a tendência de chuvas e de temperaturas para os próximos seis meses em todo o país. Até agora, Inmet fornecia apenas a previsão climática para cada trimestre. No novo levantamento, foram apresentadas as projeções climáticas entre novembro e abril. As estimativas serão atualizadas mensalmente e seguirão uma média móvel semestral. 

Ainda de acordo com o Inmet, novembro tem se caracterizado por muita chuva no Centro-Norte e chuvas abaixo da média para a Região Sul. As projeções apontam a manutenção desse padrão até o fim do mês. Em dezembro, a previsão indica chuva entre 10 milímetros e 50 milímetros abaixo da média no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e no Matopiba. Nas demais áreas, as chuvas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média.

Em janeiro, o Inmet prevê chuvas abaixo da média em Goiás, em Minas Gerais, no Distrito Federal, no Espírito Santo, centro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do Estado). Para fevereiro, o modelo indica chuvas irregulares em praticamente toda a faixa central e a Região Sul. Em março e abril, há tendência de temperaturas de normal a acima da média para praticamente todo o Sul, o que reduz as previsões de geada no início do outono.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.