Vereador de Florianópolis denuncia prefeito por tentativa de "controle migratório" na cidade
Prefeito Topázio Neto afirma que “quem chega sem trabalho e sem local para morar recebe passagem de volta”

Foto: Imagens: Reprodução / Redes Sociais
Leonel Camasão, vereador de Florianópolis, denunciou o prefeito da cidade por tentativa de “controle migratório” ao Ministério Público Federal, nesta quinta-feira (6).
O vereador se refere a um vídeo postado por Topázio Neto na quarta-feira (5), em que o político divulga um novo sistema instalado na rodoviária da cidade com o objetivo de “devolver” pessoas para suas cidades de origem. “Quem chega sem trabalho e sem local para morar recebe passagem de volta”, afirma. No mesmo vídeo, o prefeito mostra uma instalação da assistência social na rodoviária.
Veja a publicação:
"Se chegou sem emprego e sem lugar para morar, a gente dá passagem de volta. Não podemos impedir ninguém de tentar uma vida melhor em Florianópolis, mas precisamos manter a ordem e as regras", diz o gestor.
De acordo com o prefeito, mais de 500 pessoas já foram "devolvidas" pela equipe. Em entrevista à NSC TV, rede de televisão local, ele afirmou que "ninguém é obrigado a fazer nada contra sua vontade".
"O que nós podemos fazer é convencer e mostrar a ele que o melhor caminho não é ficar numa cidade onde ele não tenha nenhum vínculo", completou.
Segundo a CNN Brasil, a Defensoria Pública de Santa Catarina vai abrir um procedimento para apurar a atuação da prefeitura.
Em nota, a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Cidadania, Direitos Humanos e Ações Coletivas (NUCIDH), afirmou que é essencial que os serviços socioassistenciais sejam “acessíveis e acolhedores”, oferecendo apoio e orientação a quem chega em busca de melhores condições de vida.


