Vice-líder do PL envia representação à Conselho Nacional de Justiça contra Moraes
Documento tem como base reportagens que relatam supostas interações do magistrado com o presidente do BC sobre o Banco Master

Foto: Reprodução
O vice-líder do PL, o deputado Sanderson (PL) solicita a apuração de condutas do ministro Alexandre de Moraes (STF). O parlamentar protocolou uma representação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), endereçado ao Corregedor-Geral de Justiça, Mauro Campbell Marques. As informações foram divulgadas na coluna do Paulo Cappelli do site Metrópoles.
O documento tem como base reportagens que relatam supostas interações do magistrado com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Ele aponta que Moraes manteve contato telefônico e teve um encontro com o presidente do BC para tratar da venda do Banco Master ao Banco de Brasília (BRB).
O deputado cita ainda a relação do escritório Barci de Moraes Associados, pertencente à esposa do ministro, que mantinha contrato de prestação de serviços com o Banco Master. E alegou a possibilidade de “atuação informal”, já que o Banco Central e o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) informaram não ter recebido petições formais ou pedidos de audiência protocolados pelo referido escritório.
O pedido menciona ainda fraude de cerca de R$12,2 bilhões no Banco Master, identificada pelo Banco Central, o que levou decretação da liquidação extrajudicial do Master e da prisão do controlador Daniel Vorcaro.
A representação solicita que o CNJ faça uma apuração independente sobre possíveis violações dos deveres funcionais de imparcialidade, prudência e reserva.


