Vídeo: "Bruno Reis, pague o piso. É justo e é lei", dispara Alice Portugal sobre reajuste salarial dos professores da rede municipal
Ao Farol da Bahia, a deputada federal criticou a postura do prefeito de Salvador e declarou apoio à categoria

Foto: Farol da Bahia
BRASÍLIA - A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) criticou, nesta terça-feira (27), o prefeito Bruno Reis (União) pelo não pagamento do piso salarial dos professores da rede municipal de Salvador. Ao Farol da Bahia, a parlamentar declarou apoio à categoria.
"Em todo o Brasil, o piso do professor vem sendo cumprido. O presidente Lula garantiu o reajuste do piso, o Supremo Tribunal Federal já por duas vezes configurou o piso como legal, provocado por associações de municípios e, objetivamente, a Bahia deu para o Estado um piso, um valor acima do piso, inclusive de reajuste", pontuou Alice Portugal.
A deputada também criticou a forma como o gestor lidou com as solicitações da categoria. "Os professores tentaram de todas as formas essa conversação, ele não abriu e, quando mandou a mensagem para a Câmara Municipal, mandou reajuste zero para todo o funcionalismo e para os professores. Além de um conjunto de provocadores que foram plantados no plenário da Câmara, xingamentos, agressões, gás de pimenta, isso acabou numa conflagração na última quinta-feira", afirmou, relembrando a confusão registrada durante a sessão extraordinária que discutia o reajuste salarial.
Alice Portugal declarou apoio aos professores e disse que eles "estão pedindo o piso da lei". "Se a Prefeitura não pode pagar, abre as contas, faz uma mesa de negociação, conversa, mas, infelizmente, não é o estilo", disse.
"Então, prefeito Bruno Reis, pague o piso, é justo e é lei", finalizou a deputada.
Assista declaração:
Leia também: