Vídeo: 'Defendem um lucro fácil que destruirá o agronegócio', diz Bacelar sobre o PL da Devastação
Deputado criticou a pressão do agronegócio para derrubar os vetos de Lula ao projeto

Foto: Reprodução
BRASÍLIA - O deputado federal Bacelar (PV-BA) criticou, em entrevista exclusiva ao Farol da Bahia, o movimento de frentes parlamentares ligadas ao agronegócio contra os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Devastação (2.159/2021). Segundo o deputado, pressão pela derrubada dos vetos é "burra", uma vez que o texto original prejudicará o agro no futuro.
"A pressão da frente parlamentar da agricultura, a pressão de frentes parlamentares ligadas a um meio empresarial é muito grande e burra. Por que burra? Porque defende um lucro fácil e rápido que no futuro destruirá o agronegócio", avaliou.
Bacelar explicou que a base governista tem se articulado para garantir a manutenção dos 63 vetos do presidente Lula ao projeto, destacando que as decisões do petista refletem seu “compromisso com o meio ambiente”. Segundo o parlamentar, derrubar os vetos significaria "voltar ao pior" do projeto, já que diversas tentativas têm sido feitas para flexibilizar o licenciamento ambiental.
"Foram apresentadas mais de 800 emendas a Medida Provisória do Executivo, voltando tudo que foi retirado do PL do licenciamento e pior, aumentando e trazendo mais absurdos. Outra forma de tentar ressuscitar o PL da devastação é por meio de um projeto de lei que também tramita aqui na Câmara. Então, são tentativas para que a gente retroceda ainda mais na questão do licenciamento ambiental às vésperas da COP30, numa ameaça às nossas florestas, numa ameaça aos nossos biomas, numa intranquilidade jurídica que tais medidas virão trazer", disse o parlamentar.
Os vetos de Lula ao projeto devem ser analisados pelo Congresso Nacional na quinta-feira (16). O retorno ao texto original, aprovado em plena madrugada na Câmara às vésperas do recesso parlamentar, têm apoio de diversos deputados e senadores, inclusive da base governista.
Caso o Congresso derrube os vetos, Bacelar afirmou que o Partido Verde irá ao Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que "muitos dos artigos vetados são inconstitucionais".
Confira o vídeo abaixo: