Vídeo: Eduardo Bolsonaro agradece Trump por Lei Magnitsky contra Moraes: 'apenas o primeiro passo'
Medida foi anunciada pelo governo dos EUA nesta quarta-feira (30)

Foto: Wilson Dias/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março em busca de sanções contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agradeceu ao presidente Donald Trump pela aplicação da Lei Magnitsky contra o magistrado.
"Eu queria aqui agradecer ao presidente Donald Trump, o secretário de Estados Marco Rubio e a todas as autoridades que se envolveram diretamente nessa tomada de decisão, reconhecendo e tendo a sensibilidade de olhar par ao Brasil e entender as diversas violações de direitos humanos em curso", disse o deputado em vídeo publicado nas redes sociais.
Eduardo disse ainda que a sanção "não é o fim de nada, mas é apenas o primeiro passo para que existam meios suficientes para que a gente possa resgatar a nossa democracia, a harmonia entre os Poderes e a normalidade das instituições".
Veja declaração de Eduardo:
O mundo está olhando para o Brasil. Hoje, os EUA anunciaram sanções contra Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, usada contra violadores de direitos humanos. É um marco histórico e um alerta: abusos de autoridade agora têm consequências globais.
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) July 30, 2025
Chegou a hora do… pic.twitter.com/viyUJ4gpXY
Em um comunicado justificando a aplicação da Lei Magnitsky, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, afirmou que Moraes "assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras”.
O Farol da Bahia entrou em contato com o STF e aguarda resposta.