Vídeo: Em discurso durante ato de instalação da federação União Progressista, Alcolumbre diz que Brasil vive um dos períodos "mais delicado da história da humanidade"
O presidente do Senado ressaltou que a função da política é solucionar e não criar problemas

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Durante seu discurso no ato de instalação da federação União Progressista, nesta terça-feira (19), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ressaltou que a função da política é resolver problemas, não criá-los, e classificou o atual período político do Brasil como um dos momentos "mais [delicado] da história da humanidade".
"A gente tem que compreender que a política foi feita para resolver os problemas e não para criar problemas. Por isso, eu com muita honra e com muito privilégio ajudei a construir esse movimento e aqui estou na posição de presidente do Senado e do Congresso Nacional como chefe de um poder constituído desse Brasil dividido como mundo numa quadra histórica complexa da humanidade", iniciou.
"Nos cabe manter a ponderação sem nos desviarmos das nossas convicções. Ninguém está pedindo para ninguém desviar das suas convicções nem um milímetro. Mas que a gente possa ter serenidade, maturidade, equilíbrio institucional e partidário para atravessarmos talvez um momento mais dedicado da história da humanidade e da história do Brasil desde a redemocratização do nosso país", complementou.
Segundo o parlamentar, atualmente, as agressões estão tomando o lugar do diálogo e do consenso. "As agressões, os ataques, as ofensas estão tendo mais lugar do que o diálogo, do que a busca de consenso, do que o equilíbrio e do que verdadeiramente estão aguardando de nós as respostas diárias do povo brasileiro", afirmou.
"Que Deus abençoe esse movimento político do Brasil. Que Deus abençoe e que possa nos dar sabedoria para nós fazermos juntos essa travessia histórica defendendo o Brasil, a nossa nação, mas sobretudo os brasileiros", concluiu.
A federação
O União Brasil e o Progressistas (PP) oficializaram, nesta terça-feira, a criação da federação União Progressista. A partir de agora, os partidos passam a atuar como uma única legenda, que deve durar por, no mínimo, quatro anos.
O grupo terá a maior estrutura política do país com 109 deputados federais, 15 senadores, sete governadores e 1.335 prefeitos. Além disso, será responsável por administrar os maiores volumes do fundo eleitoral (R$ 953,8 milhões) e do fundo partidário (R$ 197,6 milhões).
LEIA TAMBÉM:
Vídeo: "Não vejo hipótese de alinhamento com o governo e nem de aliança com o PT", diz ACM Neto
"Vai fortalecer ainda mais o nosso grupo", afirma Kiki Bispo sobre federação entre União e PP
Assista ao vídeo abaixo: