• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: Gravação mostra dois aviões pousando ao mesmo tempo em Brasília

Vídeo: Gravação mostra dois aviões pousando ao mesmo tempo em Brasília

O Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek é o único no Brasil que possui pistas paralelas com separação lateral

Por Da Redação
Às

Vídeo: Gravação mostra dois aviões pousando ao mesmo tempo em Brasília

Foto: Reprodução

Um vídeo de 2017 mostra dois aviões pousando ao mesmo tempo em Brasília. A cena só pode ser vista no Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek, pois nenhum outro em no Brasil possui pistas paralelas com separação lateral suficiente para permitir duas aproximações simultâneas.

De acordo com a regulamentação, pistas paralelas precisam ter suas linhas centrais distantes pelo menos 214 metros entre si para pousos em condições visuais, e pelo menos 1.311 metros para pousos por instrumentos, ou seja, em condições limitadas de visibilidade.

Essa separação é necessária por vários fatores, como, por exemplo, garantir uma distância segura entre os aviões para que tenha tempo de agir se algum deles se afastar do alinhamento de sua pista em direção ao outro, ou reduzir a influência da esteira de turbulência gerada por um avião em outro que esteja fazendo a aproximação paralela um pouco mais para trás.

Alguns aeroportos são aprovados para receber pousos simultâneos paralelos com separação menor entre as pistas, porém, são casos em que a localização do aeródromo ou alguma outra condição leva à necessidade da condição excepcional, e alguns requisitos adicionais são exigidos, como radar de alta taxa de atualização, equipamento de monitoramento, entre outros.

No caso do Aeroporto de Brasília, suas duas pistas paralelas foram construídas em lados opostos do terminal de passageiros, guardando uma distância de 1.800 metros entre suas linhas centrais, portanto, muito acima dos mínimos definidos pela regulamentação.

Veja mais no vídeo abaixo:


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.