VÍDEO: "PEC da Blindagem era inaceitável", afirma Sergio Moro

Ao Farol da Bahia, o senador disse que chegou a apresentar uma emenda ao projeto, que não chegou a ser pautada

Por Stephanie Ferreira , Deivide Sena
Às

VÍDEO: "PEC da Blindagem era inaceitável", afirma Sergio Moro

Foto: Farol da Bahia

BRASÍLIA - O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou, nesta quarta-feira (24), que o texto da PEC da Blindagem, rejeitada por unanimidade pela Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado, era "inaceitável". Ao Farol da Bahia, o parlamentar comentou sobre uma emenda apresentada por ele e outros senadores, que não chegou a ser pautada.

Segundo Moro, as medidas propostas pela PEC eram "excessivas", "Olha, a PEC da Blindagem, a forma como estava o texto, era inaceitável. A gente não pode, a pretexto de proteger os parlamentares, e tem de fato havido problemas, reforçar e blindar quanto à investigação em relação à corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, esse tipo de crime. Então, muita gente bem-intencionada ali na Câmara, eu sei, mas o remédio foi excessivo, a proteção foi excessiva, não caiu bem na sociedade, nós entendemos aqui por rejeitar", afirmou.

A PEC da Blindagem amplia o foro especial e protege deputados e senadores de investigações criminais, dando ao Congresso o poder de barrar processos no STF contra parlamentares. O texto foi aprovado na Câmara, em dois turnos, no último dia 16.

Sobre a emenda apresentada, Moro explicou que ela sugeria restringir as proteções proporcionadas pela PEC. "Eu apresentei uma emenda junto com outros senadores para a gente tentar restringir as proteções da emenda e mudando também o formato apenas para crimes de opinião, que o parlamentar tem que ser, ele é inviolável por sua opinião, palavras e votos", disse.

"No entanto, pelo clima criado, não foi possível que nós fizéssemos essa alteração, vamos discutir isso em paralelo, mas o importante é que é uma vitória da sociedade, do país, para que nós não podemos abrir a porta para que o mundo do crime contamine o mundo da política", complementou.

ASSISTA:

 

LEIA TAMBÉM:
• Mário Negromonte recua e diz ter sido enganado ao votar a favor da PEC da Blindagem: “Não me representa”

• Deputado baiano se arrepende de voto a favor da PEC da Blindagem: “Críticas são legítimas”

• Veja como votaram os deputados na PEC da Blindagem; maioria da bancada baiana se posicionou a favor

VÍDEO: Deputados baianos se arrependem de voto favorável à PEC da Blindagem: "A política é feita de acertos e erros"

• Veja como votaram os deputados na PEC da Blindagem; maioria da bancada baiana se posicionou a favor

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.