• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Vídeo: Série de raios ascendentes são vistos em tempestade nos EUA

Vídeo: Série de raios ascendentes são vistos em tempestade nos EUA

Tipo de descarga elétrica se inicia do solo e se desloca em direção às nuvens, ao contrário dos raios tradicionais

Por Da Redação
Às

Vídeo: Série de raios ascendentes são vistos em tempestade nos EUA

Foto: Reprodução

Uma série de raios invertidos tomou o céu durante uma tempestade na noite da última terça-feira (29), na região de Kansas City, nos Estados Unidos. Um fotografo capturou as imagens que mostra os raios ascendentes se manifestarem em diferentes direções.

Após o registro do fenômeno, Taylor Vonfeldt afirmou no Twitter que nunca havia presenciado um episódio daquele antes. "Acabei de capturar o relâmpago mais insano que já captei com uma câmera", disse ele.

Esses tipos de raios não são tão incomuns, raros são seus registros em vídeo. Essa descarga elétrica se inicia do solo e se desloca em direção às nuvens, ao contrário dos raios tradicionais, também conhecidos como descendentes, que vão das nuvens ao chão.

De acordo com Chris Vagasky, meteorologista da agência americana de tecnologia para o clima Vasala, o raio ascendente começa a partir de um ponto alto na superfície e se alastra na direção das nuvens.

"Geralmente o que acontece quando você tem um raio ascendente é que você tem um forte campo elétrico passando por cima de um objeto alto, como um arranha-céu ou torre de rádio, e os líderes ascendentes são iniciados fora da torre como resultado", disse ele. "Eles se conectam com o campo elétrico na nuvem e você obtém um raio".

Conforme um levantamento da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o raio ascendente possui a mesma intensidade do descendente, além de não manifestar grandes riscos de atingir seres humanos.

Confira mais no vídeo abaixo:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.