10% e 15% dos casais em idade reprodutiva enfrentem alguma dificuldade para engravidar, diz médico
Em um terço destes casos, a infertilidade é causada por fatores exclusivamente relacionados ao homem

Foto: Reprodução/ © Robson Valverde / SES-SC
Segundo o médico especialista em reprodução assistida na Huntington Medicina Reprodutiva, doutor Guilherme Wood, estima-se que 10% e 15% dos casais em idade reprodutiva enfrentem alguma dificuldade para engravidar, o que é definido quando uma gravidez não ocorre após um ano de tentativas. Esse tempo diminui em seis meses para casais quando a mulher tem mais de 35 anos.
Em um terço destes casos, a infertilidade é causada por fatores exclusivamente relacionados ao homem. Em entrevista à Agência Brasil, o médico disse que a infertilidade masculina ainda é tabu. “Quando se compara os exames que a mulher tem que fazer com os do homem para começar a investigação de infertilidade, o exame do homem é bem mais simples, que é basicamente o espermograma. Mesmo assim, não é raro o casal chegar na clínica de reprodução depois de focar muito tempo na saúde da mulher, na investigação e nos exames mais difíceis e, muitas vezes, mais caros e mais chatos de serem feitos e até mesmo dolorosos. A mulher chega ao consultório já tendo feito toda a investigação e o homem demora a fazer isso porque achava que não tinha nenhum problema”, explicou.
Entre as principais causas da infertilidade masculina estão a varicocele e o uso de anabolizantes, mas ela pode ocorrer também pelo hábito de deixar o notebook no colo ou por exageros nas bebidas alcoólicas.
Um dos exames que pode ajudar no diagnóstico da infertilidade é o espermograma, exame simples e o mais comum de ser feito nesta situação.
Mas o ideal é que as causas relacionadas à infertilidade sejam diagnosticadas o quanto antes.