Alguém sempre precisa da sua ajuda

Confira o editorial desta quarta-feira (25)

Por Editorial , Erick Tedesco
Às

Alguém sempre precisa da sua ajuda

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A data 25 de novembro, hoje, é o Dia Nacional do Doador de Sangue, que exalta uma pessoa envolta de importância por si só, mas que com a pandemia tornou-se ainda mais necessária. Com o isolamento social, as doações caíram em todo o país, mas as demandas de urgências dos hospitais não param.

O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos nos bancos de sangue. Junta-se à crise da covid-19 a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. 

O dia especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma pessoa tem, em média, cinco litros de sangue e após a doação, o organismo repõe o volume de sangue dentro de 24 horas. Existe sempre alguém precisando da sua ajuda. 

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! 

O processo total de doação, que demora em torno de 50 minutos, consiste em preenchimento de cadastro, teste de anemia, verificação de sinais vitais e peso, triagem clínica com entrevista confidencial e coleta de 450 ml de sangue.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.