/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Antes tarde do que nunca

Notícias
Editorial

Antes tarde do que nunca

Confira o nosso editorial desta sexta-feira (4)

Por Da Redação
Antes tarde do que nunca
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O governo federal cumpriu a promessa e entregou ontem ao Congresso a proposta para Reforma Administrativa, que basicamente, em um termo mais direto, é a reforma do tão carregado e arrastado serviço público. Entre análises otimistas e pessimistas, ressalta-se que, como proposta, tem mesmo essa função de despertar debates, ajustes, concordâncias e arrepios, e por isso será tramitada dentro dos parâmetros da democracia, isso está assegurado.

Como inclusive foi destacado no editoral do Farol da Bahia de ontem, as regras não valerão para funcionários na ativa. Por decisão do Planalto, a reforma também não incluirá parlamentares, magistrados, promotores e procuradores, além dos militares. E após aprovada a emenda constitucional, apenas as carreiras típicas do Estado terão direito à estabilidade e à aposentadoria integral. 

Pertinente o ponto da proposta quanto à efetivação do servidor: antes de conseguir estabilidade, será preciso passar por um período de dois anos de experiência. Não será para todas as carreiras, isso será definido por uma lei, posterior à aprovação, cuja data é impossível estimar. 

Licenças prêmio, aposentadoria compulsória como punição, aumentos retroativos, férias de mais de 30 dias e adicionais vários, estes são os chamados penduricalhos que a reforma visa extinguir, e provavelmente seja um dos pontos que terá debates acalorados, assim como, se aprovada como está, dará poder do presidente em extinguir de órgãos públicos por decreto, um Ibama, por exemplo.

É evidente que um longo e ardiloso processo se incia em Brasília a partir de agora, no entanto, é deveras louvável a iniciativa do governo em mexer no assunto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102