• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Arquivos revelam que China divulgou dados incorretos sobre começo da pandemia da Covid-19

Arquivos revelam que China divulgou dados incorretos sobre começo da pandemia da Covid-19

Informações foram divulgadas por rede de televisão nesta segunda-feira (30)

Por Da Redação
Ás

Arquivos revelam que China divulgou dados incorretos sobre começo da pandemia da Covid-19

Foto: Reprodução/Cofen

A China divulgou dados mais otimistas do que os estágios iniciais do surto da Covid-19 sugeriam e demorou em confirmar casos já diagnosticados, de acordo com documentos internos das autoridades nacionais, divulgados pela CNN nesta segunda-feira (30). Os arquivos foram apresentados por denunciantes que pediram anonimato, segundo a rede de televisão. 

As fontes disseram que trabalham no sistema de saúde chinês e que são patriotas que desejam expor fatos que foram censurados e homenagear os colegas que falaram anteriormente. Os documentos foram verificados por seis especialistas independentes que apuraram a veracidade de seu conteúdo, segundo a CNN. 

Em um dos relatórios, marcado com a frase “documento interno, mantenham o sigilo”, as autoridades de saúde locais listam 5.918 novos casos, detectados em 10 de fevereiro, o que é o dobro do número público oficial de casos confirmados nesse dia.

O número nunca foi revelado, já que o sistema de contabilidade da China parecia, no caos das primeiras semanas da pandemia, minimizar a gravidade do surto. Um outro relatório, produzido no início de março, apontou ainda que as autoridades demoravam, em média, 23 dias para confirmar o diagnóstico de pacientes que já não apresentavam sintomas na época em que os casos eram contabilizados.

A CNN entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores da China e a Comissão Nacional de Saúde, bem como a Comissão de Saúde de Hubei, que supervisiona o CDC provincial, para comentar as descobertas divulgadas nos documentos, mas não obteve resposta. Especialistas em saúde disseram que os documentos revelam por que o que a China sabia nos primeiros meses era importante.

"Ficou claro que eles cometeram erros, e não apenas erros que ocorrem quando você está lidando com um vírus novo. Também erros burocráticos e politicamente motivados em como eles lidaram com isso", disse Yanzhong Huang, pesquisador sênior da Global saúde no Conselho de Relações Exteriores. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.