Chineses sinalizam interesse em obra na Bahia

Ministra Tereza Cristina chega hoje a Pequim, onde pode abrir mercado para exportação de proteína animal à China

[Chineses sinalizam interesse em obra na Bahia]

FOTO: Divulgação/Ministério da Agricultura

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) concluiu ontem a segunda etapa da viagem à Ásia. Na China, após compromissos no Japão, a titular da pasta revelou que investidores chineses prometeram aumentar investimentos no Brasil em setores de sementes, suinocultura, infraestrutura e ferrovias, além de demonstrar interesse em obras no Brasil, inclusive uma na Bahia.

Na ocasião, Teresa apresentou dados do setor agropecuário para um grupo de 40 investidores, que, segundo ela, “demonstraram expectativa com medidas a serem adotadas pelo governo federal para destravar economia no Brasil”. Em relação às obras citadas pelos chineses para aplicar investimentos está a Fiol, ferrovia que ligará Ilheús a Figueirópolis, no Tocantins, para escoar minério de ferro da região de Caetité e grãos.

Hoje pela manhã, a ministra disse pelo Twitter que a estadia de dois dias em Xangai foi de “grandes oportunidades” à relação comercial entre Brasil e China. “Ouvimos empresários chineses e brasileiros, e tem investidores interessados em investir no Brasil”, comentou em um vídeo gravado antes de embarcar para a terceira etapa da viagem, com destino a Pequim.

Em Pequim, Tereza e a comitiva brasileira seguem para a principal reunião na China, com a Administração Geral da Alfândega da China (Gacc, na sigla em inglês). “Vamos tratar da abertura de mercado da proteína animal brasileira e tratar de cerificados que o Brasil precisa para acessar o mercado chinês”, ressaltou a ministra.  
 


Comentários