Combate ao glaucoma
Confira o editorial desta quarta-feira (26)

Foto: Divulgação
Glaucoma é a doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular. É uma doença que não tem cura e quando não é tratada pode levar à cegueira. É diagnosticado quando a pessoa faz exame oftalmológico cuidadoso e o médico mede a pressão intra-ocular. Hoje, dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma.
Existem uma série de fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O glaucoma raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça, fotofobia, enjoô e dor ocular intensa.
No entanto, sim, um dos fatores de risco relacionados ao glaucoma é a pressão interna do olho alta. Entretanto este não é o único fator que contribui para a doença, pois algumas pessoas com pressão do olho alta nunca demonstrarão lesão por glaucoma.
Somente com acompanhamento e verificando outros fatores como aparência do nervo óptico e o exame de campo de visão comparativo dará melhores informações.
O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma nos faz lembrar da importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).