Combustível do Futuro

Confira o editorial desta sexta-feira (23)

Por Da Redação
Ás

Combustível do Futuro

Foto: Divulgação

Combustível do Futuro é um novo programa do governo – resolução para a instituição já aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) – que tem como princípio o uso de fontes alternativas de energia e, consequentemente, o fortalecimento do desenvolvimento tecnológico nacional. 

O programa vem de encontro com a urgência do país em incrementar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, bem como a aplicação de tecnologia veicular nacional, com biocombustíveis, com vistas a maior descarbonização da matriz de transporte do Brasil. 

Entretanto, é apenas o começo de um longo caminho. Ainda deve ser criado um comitê, com mando do Ministério de Minas e Energia, para se estabelecer as diretrizes do programa – e são muitas. Algumas: metodologia de avaliação do ciclo de vida completo dos combustíveis; recomendar medidas para aproximação dos combustíveis de referência aos combustíveis efetivamente utilizados pelo consumidor.

Serão criadas ainda condições necessárias para a introdução do bioquerosene de aviação na matriz de transporte do país, e para uma política integrada desse biocombustível com o diesel e a nafta verde. O setor marítimo também está incluído no programa, buscando-se a inserção de combustíveis sustentáveis nesse modo de transporte.

Também se busca medidas para incentivar operadores do setor de óleo e gás a investir recursos de pesquisa e desenvolvimento em temas relacionados ao programa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.