Compartilhar material didático
Confira o editorial desta quarta-feira (10)

Foto: Divulgação
Material didático é essencial ao ensino e, apesar de ser uma constante de décadas para muitas escolas do Brasil, é um tremendo déficit para tantas outras. Este é o gargalo que ferramenta de remanejamento de livros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), busca diminuir.
Trata-se de um sistema que precisa se mostrar funcional para apoiar os gestores escolares na oferta de livros didáticos para todos os estudantes, além de ajudar escolas públicas a compartilharem materiais didáticos.
Gerenciado pelo FNDE, o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) tem como objetivo levar material didático adequado para todos os estudantes da rede pública de Educação Básica.
Mas é de responsabilidade das unidades escolares manter atualizadas as informações cadastrais e os quantitativos de sobras e faltas de livros nas escolas. O intercâmbio de livros entre unidades próximas ajuda a garantir que todos os estudantes recebam seus livros didáticos.
A ferramenta fica permanentemente disponível para que as escolas façam as trocas dos livros didáticos sempre que precisarem.