CPMI das Fake News: WhatsApp cancela mais de 400 mil contas

Empresa afirmou que usuários foram banidos por violarem os termos de uso

Por Da Redação, Agências
Ás

CPMI das Fake News: WhatsApp cancela mais de 400 mil contas

Foto: Divulgação

Em ofício enviado à CPMI das Fake News, o Whatsapp disse que baniu mais de 400 mil contas de usuários na campanha eleitoral do ano passado. De acordo com a empresa, os usuários foram derrubados por violarem os termos de uso, o que inclui o disparo de mensagens de maneira automatizada. No documento enviado ao senador Angelo Coronel (PSD-BA), o WhatsApp argumenta que a análise da empresa não levou em conta o conteúdo do que foi enviado, já que o serviço de mensagens é criptografado.

“O WhatsApp proíbe expressamente o uso de qualquer aplicativo ou robô para enviar mensagens em massa ou para criar contas ou grupos de maneiras não autorizadas ou automatizadas”, afirmou a empresa.

Segundo a empresa, as contas foram retiradas do ar entre os dias 15 de agosto, início oficial da campanha, e 28 de outubro, data do segundo turno. Um dos indícios usados pela empresa para detectar o processo de automatização está relacionado ao comportamento da conta logo depois de ela ser registrada.

Início

Instalada no dia 4 de setembro, a CMPI é composta por 15 senadores e 15 deputados e terá 180 dias para investigar a criação de perfis falsos e ataques cibernéticos para influenciar as eleições do ano passado. A prática de cyberbullying contra autoridades e cidadãos vulneráveis também são investigada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.