• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Demanda por combustíveis fósseis alcançará pico até 2030, prevê Agência Internacional de Energia

Demanda por combustíveis fósseis alcançará pico até 2030, prevê Agência Internacional de Energia

Relatório aponta desafios para projetos de energia limpa, mas destaca crescimento

Por Da Redação
Ás

Demanda por combustíveis fósseis alcançará pico até 2030, prevê Agência Internacional de Energia

Foto: Reprodução/Getty Images/Ilustrativa

A Agência Internacional de Energia (AIE) projeta que a demanda por três categorias de combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural - atingirá seu pico até 2030, conforme indica o novo relatório de perspectivas para a energia global divulgado na terça-feira (24).

O documento observa que, paralelamente à implementação de alternativas de baixas emissões, o ritmo de introdução de novos ativos baseados em combustíveis fósseis no sistema energético está desacelerando. Entretanto, o relatório revela que os projetos de energia limpa enfrentam "obstáculos" nos mercados devido a custos inflacionados, gargalos na cadeia de fornecimento e taxas de financiamento mais elevadas.

A AIE enfatiza que o fim da era de crescimento dos combustíveis fósseis não implica o fim do investimento, mas "diminui a justificativa para qualquer aumento nos gastos". A agência apresenta três cenários em suas projeções: Políticas Declaradas (STEPS); Promessas Anunciadas (APS); e Emissões Líquidas Zero até 2050 (NZE), cada um baseado em diferentes configurações políticas e metas de energia e clima.

A energia limpa é destacada como o elemento mais dinâmico do investimento energético global em todos os cenários, impulsionada por estímulos políticos e de mercado. O relatório conclui que a economia de energia limpa é capaz de resultar em um pico na demanda por carvão, petróleo e gás natural nesta década, embora as taxas de declínio após esse pico variem significativamente.

No entanto, a AIE ressalta que a redução nos gastos com petróleo e gás não garantirá a transição para o cenário NZE: "A chave para uma transição ordenada é aumentar o investimento em todos os aspectos de um sistema de energia limpa". O documento ainda sublinha a importância de um "fornecimento acessível, confiável e resiliente" nos mercados energéticos, especialmente em economias em desenvolvimento, que são mais sensíveis às oscilações de preços e representam a maioria do crescimento global na demanda por eletricidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.