Deputados do governo reagem à Lei Magnitsky contra Moraes e citam Bolsonaro
Governistas argumentam que medida imposta pelos EUA é um ataque à soberania e fruto de conspiração

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Nelson Jr./SCO/STF | Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Os deputados aliados do governo Lula (PT) reagiram a sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (30). Os governistas avaliaram que a medida com base na Lei Magnitsky é um ataque à soberania e fruto de conspiração.
• Políticos brasileiros repercutem aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a medida e reforçou que o Congresso precisa reagir.
"Hoje, somos todos Alexandre de Moraes, porque não é um ataque a um ministro — é um ataque ao Brasil e à nossa soberania!", afirmou.
Já a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apontou que a decisão é uma tentativa do presidente norte-americano Donald Trump de interferir na democracia brasileira.
"O Brasil não deitou e não deitará. Porque nossa soberania é inegociável e, aqui no nosso país, golpista é investigado e julgado pelos seus crimes, com todo direito à defesa. Sabe o que isso vai mudar no destino de Bolsonaro? Nada", disse.
O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a sanção é fruto das articulações políticas da família Bolsonaro.
"Fruto da conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil, Trump sanciona o ministro Alexandre de Moraes com base na chamada Lei Magnitsky. Isso não é apenas uma afronta a um ministro do Supremo — é um ataque direto à democracia brasileira e à nossa soberania nacional!", criticou.
Já a deputada Talíria Petrone (RJ), líder do PSOL na Câmara, citou a atuação da oposição como "vergonhosa".
"É vergonhoso ver parlamentar brasileiro conspirando nos Estados Unidos contra o próprio país. A sanção de Trump ao ministro Alexandre de Moraes mostra que estamos no caminho certo. O desespero dos Bolsonaro só aumenta"
LEIA MAIS:
• Lei Magnitsky: veja comunicado dos EUA que explica a decisão contra Moraes
• Vídeo: Eduardo Bolsonaro agradece Trump por Lei Magnitsky contra Moraes: 'apenas o primeiro passo'
• Estados Unidos sancionam Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky