Economia brasileira cresceu 2,2% em agosto, aponta FGV

Dados foram divulgados nesta segunda-feira (19)

Por Da Redação
Ás

Economia brasileira cresceu 2,2% em agosto, aponta FGV

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A economia brasileira registrou alta de 2,2% em agosto na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) nesta segunda-feira (19). Frente ao mesmo mês de 2019, no entanto, o resultado é uma queda de 4,9%. Segundo a FGV, nos três meses encerrados em agosto, houve uma alta de 4,4% ante os três meses anteriores.

“A economia continuou a apresentar crescimento em agosto (2,2%) mantendo a trajetória de recuperação observada desde maio. No entanto, o ritmo de retomada parece ter desacelerado após o expressivo crescimento de 4,6% da economia em junho", afirma em nota Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV. 

O Monitor do PIB apontou que no trimestre encerrado em agosto, em comparação com o mesmo período de 2019. O consumo das famílias caiu 6,7%, com retração de 9,8% no consumo de serviços. Já os investimentos (formação bruta de capital fixo) tiveram queda de 4,2%, com recuo de 10,7% em máquinas e equipamentos, enquanto que as exportação teve alta de 7,2%; enquanto a importação encolheu 23%.

Projeções

O indicador da FGV apresentou um resultado melhor que o apontado pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica), do Banco Central (BC), que apontou uma alta de 1,06% no mês. O mercado financeiro estimou, nesta segunda-feira (19), uma retração de 5% para a economia brasileira neste ano.

No mês passado, o governo manteve a expectativa de queda de 4,7% para o PIB de 2020, enquanto que o FMI (Fundo Monetário Internacional) melhorou a previsão de tombo do PIB para 5,8% em 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.