Ferrovia Brasil-Peru: o que se sabe até agora sobre o projeto do Brasil com a China
Acordo firmado prevê estudos técnicos para rota que pode ligar o porto de Ilhéus (BA) ao litoral do Peru

Foto: Beth Santos/Secretaria-Geral da PR
O Brasil e a China assinaram, na segunda-feira (7), um acordo para dar início a estudos técnicos sobre a construção de uma ferrovia que pode ligar o porto de Ilhéus, na Bahia, ao porto de Chancay, no litoral do Peru. O objetivo é facilitar o escoamento de produtos brasileiros para a Ásia, especialmente para a China.
Ainda não há estimativas de custos, mas a ideia inicial do estudo é avaliar a possibilidade de aproveitar trechos de ferrovias já existentes no Brasil. O Ministério dos Transportes, porém, não detalhou quais.
A proposta prevê que a ferrovia atravesse os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre antes de cruzar a fronteira do com Peru.
Conforme as projeções do governo peruano, a nova pode rota reduzir de 40 para 28 dias o tempo médio de transporte de cargas do Brasil para a Ásia. Além disso, a expectativa também é de redução de custos logísticos com o uso de modais ferroviários e marítimos, que substituiriam o transporte por rodovias e portos.
O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, afirmou que a iniciativa é um “passo estratégico” e um “movimento técnico e diplomático para aproximar continentes e reduzir distâncias”.
O acordo tem duração inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação.