Fortalecer saúde desde a base

Confira o editorial desta terça-feira (4)

Por Editorial , Erick Tedesco
Ás

Fortalecer saúde desde a base

Foto: Agência Brasil

Diversas doenças crônicas, alergias ou alterações orgânicas, garante a medicina, podem ser evitadas ou terem os riscos reduzidos graças ao aleitamento materno. Os benefícios são, aliás, múltiplos e por todo a vida: a amamentação tem aspectos psicológicos importantes – fortalece o vínculo mãe e bebê. 

Fortalecer a saúde da criança desde a base se torna ainda mais urgente em meio a uma pandemia. O assunto está em voga neste mês por causa da campanha Agosto Dourado, com ações sobre aleitamento materno em todo o Brasil, principalmente de 1 a 7/8, na Semana Mundial de Aleitamento Materno. 

Vale lembrar que, na Bahia, atividades especiais acontecem ao longe deste período nas maternidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

É ainda necessário sensibilizar mães e toda a população para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil. Como uma engrenagem, o envolvimento de pediatras e todos os profissionais de saúde é sempre um ganho a futuras gerações e cria um senso de responsabilidade conjunta em prol da questão.

Preocupação com a estética, como flacidez e prótese mamárias, retorno aos estudos e/ou ao mercado de trabalho, inexperiência acrescida da falta de apoio do parceiro, falsas crenças, como leite insuficiente, dificuldade em amamentar nos primeiros dias, entre outros fatores, podem levar ao desmame precoce.

Às mães, aproveitar o Agosto Dourado pode ser a oportunidade de expandir o conhecimento e conscientização geral sobre o assunto. Mitos sobre aleitamento que ainda carecem desmistificação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.