GAC AION Y: Farol da Bahia testa novo SUV elétrico da marca

SUv-minivan surpreende pelo resultado

Por Marcos Camargo Jr.
Às

GAC AION Y: Farol da Bahia testa novo SUV elétrico da marca

A chinesa GAC estreou no Brasil com uma estratégia ousada: trazer cinco modelos híbridos e elétricos, mirando 8.000 unidades vendidas em 2025 e chegando a 29.000 até 2026. Dentro desse portfólio, o Aion Y se destaca como o SUV elétrico de preço mais competitivo da marca, combinando elementos de minivan e SUV para entregar amplo espaço interno e autonomia consistente.

Design fora do padrão

O Aion Y adota um estilo que divide opiniões. Na dianteira, faróis em formato de “Y” marcam a identidade visual, enquanto as linhas de carroceria mesclam características de minivan e SUV. Na traseira, lanternas unidas em peça única e molduras nos paralamas reforçam a proposta de fugir do convencional.

Entre as soluções funcionais, chama a atenção o espaço traseiro: os bancos foram recuados, criando um vão central amplo dentro da cabine.

Dimensões e espaço

Com 4,53 m de comprimento, 1,87 m de largura e 2,75 m de entre-eixos, o Aion Y Plus se posiciona próximo de SUVs médios a combustão, como Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta, e também disputa espaço com híbridos e elétricos como BYD Song e GWM Haval.

O porta-malas, de 361 litros, não impressiona em números, mas é largo e profundo, permitindo acomodar objetos grandes. O console central é outro ponto positivo: traz porta-objetos fundos, compartimento vazado, porta-copos e apoio de braço.

 

Mecânica e desempenho

O motor elétrico entrega 204 cv e 22,9 kgfm de torque. A aceleração é progressiva, sem a sensação de “empurrão” típica de alguns elétricos mais esportivos, como o BYD Dolphin Plus ou o Ora 03. O Aion Y tem proposta familiar e entrega potência de forma gradativa, o que contribui para uma condução confortável.

Autonomia e recarga

Nos testes urbanos, o Aion Y surpreendeu: rodou 410 km com uma só carga, ainda restando 10% de bateria — bem acima dos 318 km declarados pelo Inmetro. Na média, deve oferecer 380 a 400 km na cidade e cerca de 300 km em rodovia. A bateria tem 63,2 kWh de capacidade.

A recarga em wallbox residencial levou cerca de 9 horas, um tempo considerado alto devido à limitação de entrada em corrente alternada de 6,6 kW.

Conectividade e tecnologia

O sistema multimídia, de interface simples, garante fácil pareamento com o celular e acesso rápido aos modos de condução. O modelo ainda pode trazer pacote completo de assistências ADAS (frenagem automática, manutenção de faixa e piloto adaptativo), mas apenas nas versões mais caras.

Preço e conclusão

Com preço de R$ 184,9 mil, o GAC Aion Y entrega bom espaço interno, autonomia competitiva e equipamentos adequados para um carro familiar elétrico. Entre os rivais diretos, destaca-se frente ao BYD Yuan Pro, que roda menos por carga, oferecendo ao GAC uma vantagem importante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.