• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Governo inaugura centro de referência em saúde indígena na Terra Yanomami

Governo inaugura centro de referência em saúde indígena na Terra Yanomami

Unidade em Surucucu deve atender mais de 10 mil indígenas de 60 comunidades

Por Da Redação
Às

Atualizado
Governo inaugura centro de referência em saúde indígena na Terra Yanomami

Foto: João Risi / Ministério da Saúde

O governo federal inaugurou no sábado (6) o primeiro Centro de Referência em Saúde Indígena (CRSI Xapori Yanomami), localizado na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou da visita técnica.

A nova estrutura terá capacidade para atender cerca de 10 mil indígenas de 60 comunidades, oferecendo serviços de urgência e emergência adaptados ao perfil epidemiológico e às especificidades culturais da população local. O investimento foi de aproximadamente R$ 29 milhões.

Em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou estado de emergência sanitária no território e determinou ações para retirar invasores, como garimpeiros e madeireiros ilegais, além de reforçar o atendimento de saúde.

Segundo Padilha, houve aumento significativo de profissionais em atuação na região. “Quando começou o governo do presidente Lula, apenas sete polos tinham profissionais de saúde. Hoje, mais de 30 polos contam com médicos do Mais Médicos, enfermeiros, nutricionistas e técnicos de enfermagem. É um aumento de 169% de profissionais dentro da terra indígena”, afirmou.

Na semana passada, Lula anunciou a intenção de visitar a Terra Yanomami antes da Assembleia-Geral da ONU, prevista para o fim de setembro.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.