• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Haddad deve definir nesta semana compensação por perda de arrecadação com recuo no IOF

Haddad deve definir nesta semana compensação por perda de arrecadação com recuo no IOF

Medidas estão relacionadas ao recuo no aumento da taxação sobre recursos ao exterior

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Haddad deve definir nesta semana compensação por perda de arrecadação com recuo no IOF

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (26) que está estudando medidas para compensar a perda de arrecadação com o recuo em parte dos aumentos de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em declaração à imprensa no Rio de Janeiro, o ministro garantiu que deve apresentar essas propostas ainda nesta semana.

Ao explicar o recuo no aumento da taxação sobre fundos que enviam recursos ao exterior, anunciado na semana passada, Haddad estimou em cerca de R$ 2 bilhões o impacto na arrecadação com essa medida específica.

“Temos até o fim da semana para decidir como compensar, se com mais contingenciamento ou com alguma substituição. Até o fim da semana vamos tomar essa decisão”, afirmou Haddad.

A Fazenda anunciou a elevação do IOF na tarde de quinta-feira (22), juntamente com o congelamento de R$ 31,3 bilhões em gastos federais no Orçamento. As duas medidas foram apresentadas como parte do esforço para cumprir a meta fiscal deste ano, mas foram bastante criticadas.

Por isso, pouco tempo depois, o ministério revogou dois pontos específicos relacionados ao IOF: a tributação sobre remessas de fundos nacionais ao exterior e o aumento da alíquota em aplicações de pessoas físicas fora do país.

Leia também:

‘Afeta população de baixa renda’, diz Bolsonaro ao criticar aumento do IOF no governo Lula

Nova regra do IOF: veja o que muda nas compras e tributações

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário