Haddad deve definir nesta semana compensação por perda de arrecadação com recuo no IOF
Medidas estão relacionadas ao recuo no aumento da taxação sobre recursos ao exterior

Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (26) que está estudando medidas para compensar a perda de arrecadação com o recuo em parte dos aumentos de alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Em declaração à imprensa no Rio de Janeiro, o ministro garantiu que deve apresentar essas propostas ainda nesta semana.
Ao explicar o recuo no aumento da taxação sobre fundos que enviam recursos ao exterior, anunciado na semana passada, Haddad estimou em cerca de R$ 2 bilhões o impacto na arrecadação com essa medida específica.
“Temos até o fim da semana para decidir como compensar, se com mais contingenciamento ou com alguma substituição. Até o fim da semana vamos tomar essa decisão”, afirmou Haddad.
A Fazenda anunciou a elevação do IOF na tarde de quinta-feira (22), juntamente com o congelamento de R$ 31,3 bilhões em gastos federais no Orçamento. As duas medidas foram apresentadas como parte do esforço para cumprir a meta fiscal deste ano, mas foram bastante criticadas.
Por isso, pouco tempo depois, o ministério revogou dois pontos específicos relacionados ao IOF: a tributação sobre remessas de fundos nacionais ao exterior e o aumento da alíquota em aplicações de pessoas físicas fora do país.
Leia também:
•‘Afeta população de baixa renda’, diz Bolsonaro ao criticar aumento do IOF no governo Lula
•Nova regra do IOF: veja o que muda nas compras e tributações