Levantamento aponta que cerca de 70 milhões têm acesso precário à internet no Brasil
Na zona rural, 72% não têm acesso

Foto: Reprodução
Em meio a um cenário de isolamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, cerca de 70 milhões de brasileiros têm acesso precário ou não tiveram nenhum acesso à internet. De acordo com especialistas da área de tecnologia, o atual cenário mostra as deficiências socioeconômicas e a desigualdade digital. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Mais de 42 milhões nunca tiveram acesso à internet e, dos cidadãos das classes D e E que já tiveram acesso só fizeram através do celular e com pacotes ilimitados. Segundo o levantamento do Comitê Gestor da Internet (Cetic.br), 25 milhões dos mais pobres só utilizam a internet pelo celular.
Dentre os exemplos que demonstram a desigualdade digital estão as longas filas de trabalhadores informais nas agências da Caixa em busca do auxílio emergencial de R$ 600. De acordo com dados oficiais, 50 milhões de pessoas buscaram o auxílio. A IFI (Instituição Fiscal Independente) do Senado estima que esse número deve subir para 80 milhões.
Segundo dados oficiais do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parcela das pessoas que nunca acessam a internet encontra-se na zona rural: 41% (10,3 milhões de indivíduos). Dos 5 milhões de estabelecimentos rurais do país, 72% não têm acesso.