Messias deve enfrentar ao menos 70 dias de espera até sabatina

Intervalo será o segundo mais longo enfrentado pelos ministros que atualmente compõem a Suprema Corte

Por Da Redação
Às

Messias deve enfrentar ao menos 70 dias de espera até sabatina

Foto: Daniel Estevão/AscomAGU

O intervalo de tempo entre a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF) e sua sabatina pode ser o segundo maior entre os tempos de espera enfrentados pelos ministros que atualmente compõem a Suprema Corte.

O intervalo só não ultrapassa, pelo menos até agora, a espera enfrentada por André Mendonça, que também entrou em confronto com o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para conseguir a aprovação de seu nome pela Casa.

De acordo com um levantamento feito pela CNN, o intervalo médio entre a indicação e a sabatina dos ministros atualmente no Supremo é de 31 dias. No entanto, o número sofre uma inflação devido ao caso atípico de Mendonça. Sem o magistrado, a média cai para 19 dias.

Mendonça precisou esperar mais de quatro meses para ser sabatinado. Na época, Alcolumbre, que presidia a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), atuou para que a indicação perdesse a validade, o que permitiria que a vaga fosse preenchida pelo presidente eleito no mandato seguinte. Com o passar do tempo, no entanto, o senador perdeu apoio interno e acabou cedendo.

A sabatina de Messias estava marcada para ocorrer nos dias 3 e 10 de dezembro, mas foi cancelada, passando para 2026. Com isso, levando em conta o recesso parlamentar, que termina em fevereiro, ele deve esperar ao menos 70 dias.

LEIA MAIS:

Pacheco aconselhou Alcolumbre a cancelar sabatina de Jorge Messias no Senado, diz colunista

Indicação de Messias ao STF ficará para 2026, afirmam Alcolumbre e governo

“O ano legislativo só termina no dia 17”, comenta o líder do governo no Congresso sobre adiamento da sabatina de Jorge Messias

"Não sei, não sou pai de santo", afirma Otto Alencar sobre possibilidade de diálogo no Senado após adiamento da sabatina de Messias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário