Número de mortes diminui 72,5% após suspensão das operações policiais no Rio de Janeiro
Número de feridos em tiroteios é 50% menor nas favelas, diz pesquisa

Foto: Agência Brasil
De acordo com os dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (GENI/UFF) divulgados na última segunda-feira (3), o número de mortes nas favelas do estado do Rio de Janeiro reduziu 72,5% após a suspensão das operações policiais em junho. Segundo a pesquisa, o número de feridos em tiroteios é 50% menor no período de um mês.
O estudo aponta ainda que 30 vidas foram preservadas no período de 31 dias após a decisão liminar (provisória) do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, de suspender as operações policiais no estado, no dia 5 de junho, enquanto durar a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desce de quando foram suspensas as operações, o número de operações policiais reduziu 78%. Segundo a pesquisa, essa redução não veio acompanhada do aumento de criminalidade. Ainda segundo a pesquisa, houve redução de 48% nos crimes contra a vida e de 40% nos crimes contra o patrimônio no mesmo período.
O levantamento de dados foi realizado com base em dados oficiais de ocorrências criminais divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), dados sobre operações policiais produzidos pelo GENI/UFF e informações sobre tiroteios do Datalab Fogo Cruzado – RJ. O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, que pede que sejam suspensas as operações policiais em comunidades durante a pandemia, será retomado ainda nesta semana pelo STF.