• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Operação Pés de Barro, da PF, investiga fraude na compra de remédios de alto custo pelo Ministério da Saúde

Operação Pés de Barro, da PF, investiga fraude na compra de remédios de alto custo pelo Ministério da Saúde

Há indícios de fraude na compra, entre 2016 e 2018, com pagamentos antecipados irregulares, favorecimento de empresas e atrasos na entrega

Por Da Redação
Ás

Operação Pés de Barro, da PF, investiga fraude na compra de remédios de alto custo pelo Ministério da Saúde

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação Pés de Barro, que investiga suspeitas de fraudes na aquisição de medicamentos de alto custo pelo Ministério da Saúde entre os anos de 2016 e 2018. 

A operação conta com 61 policiais federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e em Brasília.

A investigação trata de uma relação de cinco medicamentos que o governo federal foi obrigado a adquirir por decisões judiciais, movidas por pacientes que demandaram o medicamento alegando direito à saúde.

Segundo informações da PF, há indícios de fraude na compra desses medicamentos pela Diretoria de Logística, com pagamentos antecipados irregulares, favorecimento de empresas específicas e atrasos que agravaram a saúde dos pacientes, sendo que 14 pacientes teriam morrido em razão da demora.

A estimativa é de um prejuízo de mais de R$ 20 milhões.

“Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, estelionato, falsidade ideológica, corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e corrupção ativa”, afirma a Polícia Federal, em nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.