Papa alerta para risco de desastre nuclear na usina da Ucrânia

Francisco ainda pediu “passos concretos” para evitar um desastre na região

Por Da Redação
Ás

Papa alerta para risco de desastre nuclear na usina da Ucrânia

Foto: Reprodução/ Vatican Media

Durante a Audiência Geral, cerimônia realizada toda semana, o Papa Francisco alertou para o risco de um desastre nuclear na usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia e pediu “passos concretos” para evitar um desastre na região.

O conflito iniciado em 24 de fevereiro por Moscou, entra em seu 6º mês. Uma das grandes preocupações no momento envolve a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Desde março, a Rússia controla a instalação. Os ataques na região se intensificaram em agosto.

Enquanto os russos afirmam que as forças ucranianas estão bombardeando a usina, os ucranianos negam e acusam o país rival. No entanto, em um comunicado emitido na última semana, o Ministério da Defesa da Rússia disse que sistemas de apoio da usina nuclear foram danificados por ataques da Ucrânia.

Caso haja um acidente na usina, material radioativo chegaria à Alemanha, Polônia e Eslováquia, disse a autoridade russa.

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, se reuniu com os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última semana em Lviv (a 540 quilômetros de Kiev). O trio falou sobre preocupações com um possível desastre nuclear e discutiu formas de acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário