Papa alerta para risco de desastre nuclear na usina da Ucrânia
Francisco ainda pediu “passos concretos” para evitar um desastre na região

Foto: Reprodução/ Vatican Media
Durante a Audiência Geral, cerimônia realizada toda semana, o Papa Francisco alertou para o risco de um desastre nuclear na usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia e pediu “passos concretos” para evitar um desastre na região.
O conflito iniciado em 24 de fevereiro por Moscou, entra em seu 6º mês. Uma das grandes preocupações no momento envolve a usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. Desde março, a Rússia controla a instalação. Os ataques na região se intensificaram em agosto.
Enquanto os russos afirmam que as forças ucranianas estão bombardeando a usina, os ucranianos negam e acusam o país rival. No entanto, em um comunicado emitido na última semana, o Ministério da Defesa da Rússia disse que sistemas de apoio da usina nuclear foram danificados por ataques da Ucrânia.
Caso haja um acidente na usina, material radioativo chegaria à Alemanha, Polônia e Eslováquia, disse a autoridade russa.
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, se reuniu com os presidentes turco, Recep Tayyip Erdogan, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última semana em Lviv (a 540 quilômetros de Kiev). O trio falou sobre preocupações com um possível desastre nuclear e discutiu formas de acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.