Preferência nacional
Confira o nosso editorial deste domingo (4)

Foto: Gilberto Júnior / Farol da Bahia
Dados do aplicativo de trânsito e navegação colaborativa Waze apontam como “tendência” a retomada do turismo nacional, por meio de viagens domésticas de curta distância na pós-pandemia. Em uma pesquisa recente, segundo a plataforma, apenas 22% dos usuários brasileiros pretendem realizar viagens internacionais, um dos percentuais mais baixos entre os cerca de 185 países atendidos pela ferramenta.
Os números indicam preferência por destinos próximos de casa (64%), que possam ser acessados com o uso de veículos particulares (61%), e 59% devem evitar localidades muito frequentadas. O levantamento ainda indica que 40% dos brasileiros gostariam de ser informados sobre medidas de segurança contra a covid-19 adotadas por serviços turísticos.
Orientações do tipo, além de esclarecimentos quanto a horários de funcionamento de atividades, são, mesmo, fundamentais para reconquistar o interesse de visitantes e viajantes. É o momento de reforçar que o seu negócio tem os cuidados de higiene necessários para receber as pessoas, sejam aeroportos, pontos turísticos, restaurantes etc.
Os dados Waze também indicam a retomada da movimentação nos destinos nacionais. Segundo o estudo, o Brasil já registra 82% do fluxo de navegação verificado em janeiro, período anterior à pandemia.
Quaisquer números e análises, no entanto, devem ser olhados com cautela. A retomada do setor é de suma importância a economias dos municípios, como Salvador, mas que será tímida e gradativa enquanto o vírus provocar dúvidas, medos e perigo. Atender a demanda e respeitar a nova capacidade e regras da operação é uma matemática ainda truncada, às vezes incompleta.