Proteção aos trabalhadores da saúde
Confira o nosso editorial desta terça-feira (4)

Foto: Reprodução
Em reconhecimento aos trabalhadores pela dedicação durante as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi declarado – por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) – o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência.
É neste contexto que o Ministério da Saúde firmou o urgente compromisso pela proteção dos profissionais da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).
É inquestionável a importância da contribuição dos profissionais da saúde e assistência no combate à pandemia e a necessidade de continuar investindo na qualidade de trabalho desses profissionais.
A prioridade, seja do poder público como da sociedade civil e organizada, é ter olhar especial para os operadores da saúde na ponta com compromisso de continuar investindo, incentivar e dar apoio.
A adesão do Brasil à campanha demonstra a mobilização do Governo Federal em ampliar os investimentos e recursos a fim de superar a crise sanitária no país, com a proteção e condições adequadas de trabalho.
Gestores das três esferas do SUS assinaram uma Carta de Compromisso em que reconhecem a necessidade dos investimentos que visam suprir as urgências da força de trabalho do SUS nos próximos anos.