Queiroga volta atrás e diz que supostos casos de Deltacron estão em análise
Resultado dos sequenciamentos genéticos ainda precisam ser confirmados pela Fiocruz por meio de outros procedimentos laboratoriais

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Após a confirmação de dois pacientes infectados com a Deltacron, recombinação genética das variantes Delta e Ômicron da Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou atrás sobre o assunto e disse os casos ainda estão em análise. A declaração foi feita nessa terça-feira (15), ao GLOBO.
"O caso está em análise. Havia recebido a informação que os casos estariam confirmados, mas a área técnica posteriormente me informou que a confirmação definitiva sairia somente na sexta. Todavia, conforme falei na entrevista pela (terça de) manhã, mesmo que haja a confirmação, não alterará o cenário epidemiológico vigente" afirmou Queiroga.
Conforme um documento da instituição, o resultado dos sequenciamentos genéticos feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para definir se os casos sob suspeitas se tratam de recombinação genética ou de uma coinfecção pela Delta e pela Ômicron ainda precisam ser confirmados pela própria fundação por meio de outros procedimentos laboratoriais.
Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que ainda analisa as amostras: "O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, informa que está atuando no esclarecimento de um caso suspeito da variante Deltacron da Covid-19. Testes de análise estão em andamento."
"O Laboratório integra a Rede Genômica da Fiocruz e vem atuando no mapeamento de genomas do SARS-CoV-2 desde o início da pandemia. O resultado, ainda sem prazo específico para finalização, será prontamente informado ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde local, de acordo com os protocolos de referência", disse, ao GLOBO.