• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Queiroga volta atrás e diz que supostos casos de Deltacron estão em análise

Queiroga volta atrás e diz que supostos casos de Deltacron estão em análise

Resultado dos sequenciamentos genéticos ainda precisam ser confirmados pela Fiocruz por meio de outros procedimentos laboratoriais

Por Da Redação
Às

Queiroga volta atrás e diz que supostos casos de Deltacron estão em análise

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Após a confirmação de dois pacientes infectados com a Deltacron, recombinação genética das variantes Delta e Ômicron da Covid-19, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou atrás sobre o assunto e disse os casos ainda estão em análise. A declaração foi feita nessa terça-feira (15), ao GLOBO.

"O caso está em análise. Havia recebido a informação que os casos estariam confirmados, mas a área técnica posteriormente me informou que a confirmação definitiva sairia somente na sexta. Todavia, conforme falei na entrevista pela (terça de) manhã, mesmo que haja a confirmação, não alterará o cenário epidemiológico vigente" afirmou Queiroga.

Conforme um documento da instituição, o resultado dos sequenciamentos genéticos feitos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para definir se os casos sob suspeitas se tratam de recombinação genética ou de uma coinfecção pela Delta e pela Ômicron ainda precisam ser confirmados pela própria fundação por meio de outros procedimentos laboratoriais.

Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que ainda analisa as amostras: "O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo, Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde, informa que está atuando no esclarecimento de um caso suspeito da variante Deltacron da Covid-19. Testes de análise estão em andamento."

"O Laboratório integra a Rede Genômica da Fiocruz e vem atuando no mapeamento de genomas do SARS-CoV-2 desde o início da pandemia. O resultado, ainda sem prazo específico para finalização, será prontamente informado ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Saúde local, de acordo com os protocolos de referência", disse, ao GLOBO.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.