RAM Dakota chega em 2026 nas versões Laramie e WARLOCK

Picape média tem motor 2.2 turbodiesel mas preços ficam para depois

Por Marcos Camargo Jr.
Às

RAM Dakota chega em 2026 nas versões Laramie e WARLOCK

A Ram prepara a estreia da Dakota 2026 no mercado brasileiro e confirma duas versões para o modelo: Warlock e Laramie. A picape marca a entrada da marca no segmento das médias, onde atuam Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi Triton. A chegada ocorre após o desempenho comercial da Rampage, que superou 50 mil unidades vendidas.

Dimensões e capacidade

A Dakota segue as proporções tradicionais da categoria. São 5.357 mm de comprimento, 1.889 mm de largura e 1.823 mm de altura, com entre-eixos de 3.180 mm. A capacidade de carga é de 1.020 kg e a tração máxima chega a 3,5 toneladas.

A caçamba tem 1,49 m de comprimento, 1,58 m de largura, 50,2 cm de altura e volume de 1.200 litros. Entre os itens de série estão trava elétrica da tampa, capota marítima e protetor de caçamba.

Design

O modelo traz a identidade visual da Ram, com grade larga, linhas horizontais, faróis full LED e capô elevado. A lateral segue o estilo da Titano, com superfícies marcadas e caixas de roda pronunciadas. Na traseira, as lanternas amplas e o logotipo aplicados em cromado ou preto, dependendo da versão, completam o conjunto.

Interior e equipamentos

O interior utiliza a base atualizada da Changan Kaicene F70, referência da Titano, com painel redesenhado. As duas telas integradas incluem painel digital de 7 polegadas e multimídia de 12,3 polegadas. Há materiais soft touch no painel e nas portas, com acabamento em preto (Warlock) ou combinação de cinza escuro e marrom (Laramie).

Entre os equipamentos estão:
    •    Assistente de descida (HDC)
    •    Câmera com visão de 540°
    •    Monitoramento de pressão dos pneus
    •    Seletor de câmbio tipo joystick
    •    Carregador por indução
    •    Freio de estacionamento eletrônico
    •    Console central duplo com 3 USB (2 tipo C) e tomada 12V
    •    Ar-condicionado dual zone com saídas traseiras
    •    Bancos dianteiros elétricos
    •    Retrovisor eletrocrômico
    •    Partida sem chave

Motor e tração

A Dakota utiliza o mesmo conjunto da Titano: 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de oito marchas. A tração oferece os modos 4x2, 4x4 Auto e 4x4 Low, com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.

Há cinco modos de condução: Normal, Sport, Sand & Mud e Snow.

Segurança

O modelo traz 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas e pacote ADAS, incluindo:
    •    Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
    •    Frenagem autônoma de emergência
    •    Detecção de pedestres e ciclistas
    •    Monitoramento de ponto cego
    •    Assistente de manutenção e alerta de saída de faixa
    •    Alerta de tráfego cruzado traseiro
    •    Faróis full LED com iluminação dinâmica em curvas

Primeiras impressões

O primeiro contato ocorreu em pista fechada no clube Esperia, próximo ao Anhembi, onde será realizado o Salão do Automóvel. A Dakota mostrou boa insonorização, entrega de torque desde baixas rotações e escalonamento eficiente do câmbio. No percurso off-road leve, os ângulos e a altura do solo favoreceram o desempenho.

Os testes completos ocorrerão na ocasião do lançamento oficial, previsto para janeiro ou fevereiro de 2026, quando a marca divulgará os preços.

Ângulos e medidas off-road
    •    Ataque: 27°
    •    Saída: 28°
    •    Rampeio: 24°
    •    Altura mínima do solo: 317 mm

Versões

Dakota Laramie
    •    Grade e retrovisores cromados
    •    Molduras cromadas das janelas
    •    Rodas diamantadas de 18” (pneus 265/60 R18)
    •    Barra frontal de LED
    •    Emblemas cromados

Dakota Warlock
    •    Grade e retrovisores escurecidos
    •    Acabamento inferior escurecido
    •    Adesivo lateral
    •    Rodas diamantadas de 17” (pneus 265/65 R17 de uso misto)
    •    “Rambar” de série
    •    Emblemas escurecidos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.