• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Real encerra terceiro trimestre com desvalorização de aproximadamente 31%, diz FGV

Real encerra terceiro trimestre com desvalorização de aproximadamente 31%, diz FGV

No momento, não há perspectiva de melhora no curto prazo

Por Da Redação
Ás

Real encerra terceiro trimestre com desvalorização de aproximadamente 31%, diz FGV

Foto: Agência Brasil

Um estudo realizado pelo Centro de Macroeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo da FGV (FGV/EESP) aponta que o real encerrou o terceiro trimestre com desvalorização de aproximadamente 31% em relação aos seus fundamentos. Segundo o levantamento, a elevada incerteza fiscal e política deve continuar prejudicando o desempenho da moeda até o final de 2022. 

O estudo foi feito com base nos dados disponíveis até setembro de 2021, fornecidos com defasagem de até dois meses pelas fontes primárias. “Reiteramos que a manutenção do desalinhamento além dos fundamentos externos de longo prazo, que melhoraram significativamente nos últimos meses, sugere que a percepção de risco relativa à situação fiscal e política mantém-se elevada, ocasionando momentos de grande volatilidade no mercado cambial”, disseram em nota Emerson F. Marçal, coordenador da graduação, e Oscar R. Simões, pesquisador, do Centro de Macroeconomia Aplicada.

No momento, não há perspectiva de melhora no curto prazo. “As incertezas orçamentárias com eventual revisão do teto de gastos poderá manter o (risco-país) em patamares altos ao longo deste final de 2021 e de 2022 e logo o mercado cambial pressionado.”

Com o esforço do governo para abrir mais espaço para gastos e a aproximação das eleições presidenciais, o estudo apontou duas possibilidades primordiais para que haja uma reversão da taxa de câmbio real aos seus fundamentos de longo prazo. A primeira seria uma revalorização das cotações nominais da moeda brasileira frente a seus parceiros comerciais, enquanto a outra seria uma aceleração da inflação comparativamente aos mesmos pares, uma vez que isso forçaria o Banco Central (BC) a aprofundar o ciclo de aperto monetário.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.