/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Receituário médico flexibilizado

Notícias
Editorial

Receituário médico flexibilizado

Confira o editorial desta quarta-feira (29)

Por Da Redação
Receituário médico flexibilizado
Foto: Arquivo/Agência Brasil

Foi publicado ontem no Diário Oficial da União uma alteração em lei que beneficia diretamente as pessoas que fazem uso de medicamento com receituário médico. A medida diz que receituário de remédios de uso contínuo tem validade enquanto durar surto da covid-19. No entanto, não se aplica ao receituário de medicamentos sujeitos ao controle sanitário especial, que seguirá a regulamentação da Anvisa. 

É, sem dúvida, uma adequação de norma de interesse público em um momento tão delicado. Diminui o risco de exposição da sociedade diante de uma emergência sanitária. Além disso, a iniciativa ainda tenta ao máximo evitar que pacientes interrompam o tratamento médico durante este período.

Após a manifestação técnica dos ministérios envolvidos no tema, e acertadamente, o presidente Jair Bolsonaro apenas vetou o dispositivo que exigia declaração para retirada de medicamentos por terceiros. Não há dúvidas de que o dispositivo criaria uma exigência que se estenderia a todos os casos e, por consequência, burocratizar o atendimento das farmácias.

Atualmente, não há exigência de declaração nem sequer para a retirada de medicamentos que apresentam maior risco. 

Vale destacar que o veto não representa um ato de confronto do Poder Executivo ao Poder Legislativo. Caso o presidente da República considere um projeto, no todo ou em parte, inconstitucional, deverá aplicar o veto jurídico para evitar uma possível acusação de Crime de Responsabilidade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102