Senado aprova audiência para debater dividendos bilionários da Petrobras
Repasses a acionistas serão debatidos pela Comissão de Assuntos Econômicos

Foto: Agência Senado
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na última terça-feira (8), após requerimento do senador Jean Paul Prates (PT-RN), audiência pública para a Petrobras prestar informações sobre a distribuição de aproximadamente R$ 101 bilhões em dividendos a acionistas.
Serão chamados a comparecer o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna; Rosangela Buzanelli Torres, conselheira representante dos trabalhadores da Petrobras; e Rodrigo Alves, diretor-executivo financeiro e de relacionamento com investidores da estatal. “É realmente importante a vinda do presidente da Petrobras para nos explicar como funciona a lógica de distribuir mais de 90% dos lucros, bastante significativos, da Petrobras aos acionistas, em detrimento de reinvestimentos, e também explicar um pouco a taxa de retorno da empresa, muito acima das congêneres nesta época”, disse Jean Paul.
Refinaria
O presidente da CAE, senador Otto Alencar (PSD-BA), anunciou que acionará o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em relação a denúncias de que a refinaria de petróleo Acelen, na Bahia, estaria praticando preços abusivos.
Na ocasião, Otto leu um documento assinado por Walter Tannus Freitas, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado da Bahia, denunciando o possível abuso de poder econômico. A refinaria foi privatizada em 2021 e pertence ao fundo Mubadala, com sede nos Emirados Árabes.