STF deve formar maioria para investigar fake news

Aras reconhece que Supremo sofreu ataques ilegais

[STF deve formar maioria para investigar fake news]

FOTO: Reprodução/STF

O inquérito instaurado no STF (Supremo Tribunal Federal) para investigar notícias falsas e ataques aos ministros deve continuar aberto. Na próxima quarta-feira (10), o plenário do tribunal vai julgar uma ação em que a Rede Sustentabilidade solicita o arquivamento do caso, por irregularidades na tramitação. De acordo com o jornal O Globo, que ouviu Ministros em caráter reservado, apontam que, por maioria, o inquérito será considerado legítimo e as investigações vão continuar.  

Em manifestação ao STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, reconheceu nesta quinta-feira (4) que a Corte tem sofrido ataques ilegais que vão além do conceito constitucional de liberdade de expressão. “O Supremo Tribunal Federal tem sido alvo de uma campanha difamatória. Temos visto manifestações que transbordam dos limites da liberdade de expressão para não só veicular notícias falsas (fake news), mas perpetrar crimes, sobretudo contra a honra da Suprema Corte e de seus integrantes”, escreveu.

A tendência de maioria do STF para validar o inquérito das fake news é fruto de uma unidade dos integrantes em torno do fortalecimento da instituição. A decisão seria também uma forma de apoiar o ministro Alexandre de Moraes, alvo de ataques de aliados do presidente Jair Bolsonaro. Na semana passada, ele determinou buscas e apreensões em endereços de apoiadores do presidente que são suspeitos de disseminarem discurso de ódio e notícias falsas contras o Supremo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!