Tartaruga é encontrada morta no sul da Bahia
Cerca de 81 espécies já foram mortas este ano

Uma tartaruga foi encontrada morta na praia do Sergi, localizada na cidade de Uruçuca, sul da Bahia. De acordo com o Projeto A-mar, responsável pela conservação marinha da região, o animal morreu na última segunda-feira (5). Ao todo já são 81 espécies mortas só neste ano na região.
Segundo informou o sub-coordenador do projeto, Wellington Laudano, a tartaruga reprodutora pertencia a espécie Oliva e possuía mais de 78 cm de carapaça. Os integrantes do projeto analisaram o animal e constataram que ele foi vítima de emalhe em rede de pesca de arrasto, quando a rede tem forma de saco e os pescadores (peixes, crustáceos e demais animais) são puxados a uma velocidade onde os animais ficam presos na rede com os próprios movimentos.
Wellington destacou também que desde 1994 é obrigatório a utilização de um dispositivo que permite que as tartarugas sejam ejetadas antes da chegada ao fundo da rede. O dispositivo se chama TED (Turtle Exlcuder Device), traduzindo é um dispositivo de exclusão de tartaruga. O equipamento é uma grade circular de metal que é implantada na rede. Com isso, as tartarugas marinhas podem escapar caso sejam capturadas. O sub-coordenador do projeto complementa dizendo que a perfuração com um material foi a provável causa de morte do animal.


