Tartaruga é encontrada morta no sul da Bahia

Cerca de 81 espécies já foram mortas este ano

Por Da Redação
Às

Tartaruga é encontrada morta no sul da Bahia

Uma tartaruga foi encontrada morta na praia do Sergi, localizada na cidade de Uruçuca, sul da Bahia. De acordo com o Projeto A-mar, responsável pela conservação marinha da região, o animal morreu na última segunda-feira (5). Ao todo já são 81 espécies mortas só neste ano na região.

Segundo informou o sub-coordenador do projeto, Wellington Laudano, a tartaruga reprodutora pertencia a espécie Oliva e possuía mais de 78 cm de carapaça. Os integrantes do projeto analisaram o animal e constataram que ele foi vítima de emalhe em rede de pesca de arrasto, quando a rede tem forma de saco e os pescadores (peixes, crustáceos e demais animais) são puxados a uma velocidade onde os animais ficam presos na rede com os próprios movimentos.

Wellington destacou também que desde 1994 é obrigatório a utilização de um dispositivo que permite que as tartarugas sejam ejetadas antes da chegada ao fundo da rede. O dispositivo se chama TED (Turtle Exlcuder Device), traduzindo é um dispositivo de exclusão de tartaruga. O equipamento é uma grade circular de metal que é implantada na rede. Com isso, as tartarugas marinhas podem escapar caso sejam capturadas. O sub-coordenador do projeto complementa dizendo que a perfuração com um material foi a provável causa de morte do animal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.