Trama golpista: jornalista americano pede ao STF para entrevistar Filipe Martins
Ex-assessor da Presidência é réu no processo penal e cumpre medidas cautelares

Foto: Arthur Max/MRE
O jornalista americano Michael Shellenberger protocolou nesta quarta-feira (30) um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para entrevistar o ex-assessor da Presidência Filipe Martins, réu no inquérito que apura tentativa de golpe após as eleições de 2022.
A solicitação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Segundo a defesa de Shellenberger, Martins demonstrou interesse em conceder a entrevista, que seria realizada de forma remota, com registro em áudio e vídeo.
•Alexandre de Moraes cobra explicações sobre denúncias de maus-tratos a Filipe Martins
O advogado do jornalista, André Marsiglia, argumenta que vetar a entrevista configura censura e violaria a liberdade de imprensa. A petição compara o caso ao do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, autorizado a dar entrevistas enquanto esteve preso em 2018.
Martins foi preso no início de 2024, acusado de redigir uma minuta golpista apresentada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Após seis meses detido, ele responde em liberdade provisória e cumpre medidas cautelares.
Shellenberger, por sua vez, é conhecido por atuar como jornalista investigativo em pautas sobre liberdade de expressão e redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
•Cid diz que ex-assessor de Bolsonaro editou minuta do golpe a pedido do ex-presidente
•Ex-assessor de Bolsonaro nega ter lido “minuta do golpe” e chama delação de Mauro Cid de mentira
•Dez réus do núcleo 3 da trama golpista serão ouvidos na próxima segunda-feira pelo STF