Uso de máscaras deixa de ser obrigatório no estado de São Paulo
Item de segurança facial em locais fechados ou com aglomerações será mantido

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O governo de São Paulo informou nesta quarta-feira (9) a suspensão do uso obrigatório de máscaras ao ar livre em todo o estado. No entanto, o uso do item de segurança facial em locais fechados ou com aglomerações será mantido. A nova determinação será especificada em uma coletiva de imprensa a partir das 12h45.
Ainda nesta manhã, uma reunião entre a cúpula do governo e os cientistas que assessoram o governador João Doria (PSDB) vai definir a partir de quando a regra tem validade e como ficam a situação das escolas. A decisão oficial acontece somente após este encontro. O decreto em vigor estabelece o uso de máscara até o dia 31 de março.
A definição ocorre em meio a queda nos casos graves e mortes decorrentes da covid-19. A vacinação no país está avançada, e o estado de São Paulo já imunizou com o esquema completo quase 90% da população com mais de 5 anos, em que a aplicação já é permitida. Já a taxa de internações em leitos de UTI está em 37,6%.
Segundo o secretário da Saúde do estado, Jean Gorinchteyn, o governo estava utilizando dados para firmar as estratégias de combate à pandemia de covid-19, e a liberação seria um caminho sem volta. “Estamos avaliando bem os números, para que no momento oportuno tomemos esta decisão, sem a necessidade de recuo”, afirmou.