• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: "A Câmara não pode ser chamada apenas para votar", dispara Aladilce Souza sobre falta de diálogo da prefeitura de Salvador para revisão do PDDU

Vídeo: "A Câmara não pode ser chamada apenas para votar", dispara Aladilce Souza sobre falta de diálogo da prefeitura de Salvador para revisão do PDDU

Vereadora cobra participação da Câmara e da sociedade civil na elaboração do novo plano diretor

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Às

Atualizado
Vídeo: "A Câmara não pode ser chamada apenas para votar", dispara Aladilce Souza sobre falta de diálogo da prefeitura de Salvador para revisão do PDDU

Foto: Farol da Bahia

A líder da oposição na Câmara, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), criticou a condução da prefeitura, sobretudo a falta de diálogo, no processo de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da capital baiana. Segundo ela, o governo municipal tem ignorado o papel da Câmara e da sociedade civil na construção do projeto.

“A Câmara não pode ser chamada apenas para votar. É fundamental participar da discussão desde a elaboração do termo de referência”, afirmou no retorno das atividades da Câmara nesta segunda-feira (04).

Aladilce também questionou a contratação da Fundação Escola Politécnica da Bahia (Fundação Escola Politécnica - FEP), sem licitação, para desenvolver o projeto. Para a vereadora, a escolha sem concorrência pública levanta dúvidas sobre a transparência e a adequação da contratação.

Ela destacou ainda os desafios estruturais de Salvador, como a informalidade urbana e a liberação de empreendimentos sem o devido cumprimento da legislação ambiental. “Temos uma cidade com 70% de informalidade, onde construtoras disputam cada pedaço de terra sem que haja um debate amplo com a população. Isso exige planejamento sério, com participação social e responsabilidade”, declarou.

Segundo Aladilce, a revisão do PDDU é uma oportunidade estratégica para repensar o desenvolvimento da cidade, combatendo desigualdades, a concentração de renda e os altos índices de desemprego e violência.

Atraso na revisão do PDDU

O líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Kiki Bispo (União Brasil), admitiu, nesta segunda-feira (4), o atraso na revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade, que, pela legislação, deveria ter acontecido em 2024.

Segundo o parlamentar, o motivo da demora teria sido a pandemia da Covid-19. "Era para nós termos já feito a revisão há dois anos atrás, mas por conta da pandemia, esse tema não foi trazido", pontuou o vereador, durante a retomada dos trabalhos legislativos da Câmara.

A fala vai em oposição ao declarado anteriormente pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que, durante uma coletiva de imprensa, afirmou que "não existe, em nenhum lugar, obrigação de que o PDDU seja renovado a cada oito anos".

Leia mais:

• Bruno provoca oposição após críticas sobre prazo de revisão do PDDU: 'Quem questiona precisa estudar'
• Prefeitura de Salvador contrata FGV para revisar PDDU após atraso de ano, mas oposição pede transparência

• Vídeo: Vereadores da oposição cobram estudos do PDDU e líder do governo rebate: 'não há atraso'

• Vereador critica Bruno Reis por contratar FGV sem licitação para revisar PDDU: 'Inaceitável'

• Vídeo: Marta Rodrigues cobra clareza e participação popular na revisão do PDDU e diz estar acompanhando "cada passo"de Bruno Reis

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.