Vídeo: Mulher com Parkinson recupera movimentos e toca clarinete durante cirurgia
Caso aconteceu em Londres, no Reino Unido

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A fonoaudióloga aposentada britânica Denise Bacon, de 65 anos, que possui Parkinson, conseguiu retomar os movimentos e tocar clarinete durante uma cirurgia cerebral, realizada em Londres, no Reino Unido.
Denise foi diagnosticada com Parkinson em 2014, desde então a doença vem afetando sua capacidade de andar, dançar e tocar, uma de suas maiores paixões. Ela tocou em uma orquestra de concerto até cinco anos atrás, mas precisou parar por conta da condição.
Nesta semana, a britânica foi submetida a um procedimento, de cerca de quatro horas, conhecido como estimulação cerebral profunda (DBS, na sigla em inglês). Na cirurgia, são implantados eletrodos conectados a um gerador de pulsos. Com isso, os médicos conseguem modificar a atividade cerebral e reduzir os sintomas da doença.
Assim, ainda na mesa de cirurgia, Denise conseguiu tocar o clarinete. Com isso, os médicos conseguiram avaliar, em tempo real, como os estímulos afetavam a britânica.
"Lembro-me de que minha mão direita conseguia se mover com muito mais facilidade depois que o estímulo foi aplicado, e isso, por sua vez, melhorou minha capacidade de tocar clarinete, o que me deixou muito feliz", relatou Denise.