Comissão quer aprovar reforma tributária em 5 de maio
Relator adiantou que serão feitas audiências com representantes do setor privado, da União, Estados e municípios

Foto: Agência Câmara
Com a expetativa de aprovar a reforma tributária ainda no primeiro semestre deste ano, a Comissão Mista que tem objetivo de elaborar o texto divulgou um calendário em que prevê a votação no colegiado no dia 5 de maio.
Nesta quarta-feira (04), na primeira reunião do grupo, que reúne senadores e deputados federais, o relator da proposta, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), adiantou que serão feitas audiências com representantes do setor privado, também da União, Estados e municípios. Ele prevê a entrega de seu relatório no dia 28 de abril. "Para sermos capazes de construir aquilo que nós desejamos, que é um texto que seja convergente das duas Casas e que represente o desejo do Estado brasileiro", falou.
O presidente da Comissão, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), ressaltou que o governo não enviou um texto próprio, mas tem apresentado conteúdos. "O fato do governo não ter apresentado uma proposta formal foi combinado com o Senado, porque seria mais difícil equalizar um texto só", opinou.
O senador ainda ponderou que o objetivo é simplificar. "Não dá pra reduzir nem aumentar a carga tributária, nenhum ente pode abrir mão de receita", explicou. "A simplificação, a desoneração, a competição e a modernização, com um sistema tecnológico, é que é o nosso objetivo", concluiu.