• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Condenação de Bolsonaro, metanol e 'química' entre Lula e Trump; confira a retrospectiva de setembro

Condenação de Bolsonaro, metanol e 'química' entre Lula e Trump; confira a retrospectiva de setembro

Veja os principais fatos do mês em 2025

Por Inara Almeida
Às

Condenação de Bolsonaro, metanol e 'química' entre Lula e Trump; confira a retrospectiva de setembro

Foto: Farol da Bahia

O ano de 2025 foi marcado por tensões políticas no Brasil e no mundo, operações policiais com diversas mortes, prêmios para produções audiovisuais brasileiras e avanços na ciência.

Confira os destaques de setembro:

Brasil

Bolsonaro condenado

Pela primeira vez na história do Brasil, um ex-presidente foi condenado à prisão por tentativa de golpe de Estado. Por apenas um voto contrário, o do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, Jair Bolsonaro recebeu uma pena de 27 anos em regime fechado. Os demais ministros, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, acompanharam na íntegra o relator Alexandre de Moraes.

Além de Bolsonaro, foram condenados: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin (16 anos); Almir Garnier, ex-comandante da Marinha (24 anos); os ex-ministros Anderson Torres (24 anos), Augusto Heleno (21 anos) e Walter Souza Braga Netto (26 anos) ; e Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente, teve pena fixada em dois anos, em regime aberto, após firmar acordo de colaboração premiada.

Além das penas de prisão, a maioria dos réus recebeu multas. Todos foram condenados a pagar, juntos, uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos, que será revertido por danos à sociedade pelo ataque às instituições democráticas. Também foi determinada a perda do mandato do deputado Alexandre Ramagem e a inelegibilidade de todos os condenados por oito anos após o cumprimento das penas. O STF também decidiu que o Superior Tribunal Militar (STM) será oficiado para analisar a Declaração de Indignidade para o Oficialato de Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sérgio e Almir Garnier, o que pode resultar na perda de posto e patente militar.

Bebidas com metanol

Embora os primeiros registros tenham acontecido antes, foi em setembro que os casos de intoxicação por metanol após ingestão de destilados passaram a circular com maior intensidade e gerar grande temor na população. Neste mês, duas mortes foram confirmadas por ingestão de bebidas adulteradas.

Popó versus Wanderlei

Popó e Wanderlei se enfrentaram na luta de boxe "Fight Night", em São Paulo. No quarto round, Wanderlei foi desclassificado por excesso de punições. As equipes dos dois atletas invadiram o ringue e as provocações se transformaram em agressões físicas.

Wanderlei foi atingido por golpes do filho de Popó e chegou a cair desacordado. Popó também foi agredido pelo técnico de Wanderlei. Posteriormente, o Conselho Nacional de Boxe (CNB) anunciou a suspensão dos atletas e mais quatro pessoas devido à pancadaria.

Bahia

Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros preso por importunação sexual

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Enio Alcântara Diz, de 46 anos, foi preso em flagrante por importunação sexual contra uma jovem dentro de um ônibus na Chapada Diamantina. Ele foi detido no terminal rodoviário de Itaberaba e levado à delegacia, onde teve a prisão formalizada.

Dois dias depois, o militar foi solto. Em nota, o Corpo de Bombeiros confirmou a soltura do oficial e informou que ele foi afastado das funções operacionais, permanecendo em atividades administrativas enquanto as investigações continuam. O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Itaberaba.

Prefeitura de Feira de Santana expõe nomes de pessoas com HIV em lista ao suspender Passe Livre

A Prefeitura de Feira de Santana publicou no Diário Oficial do Município listas contendo nomes completos e números de cartão de cerca de 245 pessoas portadoras de HIV/AIDS, ao anunciar a suspensão do benefício do Passe Livre. A divulgação violou direitos constitucionais e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Após repercussão negativa, a prefeitura de Feira de Santana afirmou que houve uma falha no sistema digital e emitiu uma nota lamentando o ocorrido. 

Mundo

Influenciador pró-Trump Charlie Kirk morre após sofrer ataque a tiros

O influenciador Charlie Kirk, aliado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, morreu após ser baleado o pescoço, enquanto participava de um evento no estado americano de Utah. Ele era um dos mais conhecidos ativistas pró-Trump nos Estados Unidos, com mais de sete milhões de seguidores apenas no Instagram. Sua morte foi lamentada pelo republicano e por outras autoridades ao redor do mundo.

Santo millenial: Carlo Acutis é canonizado pela Igreja Católica

Carlo Acutis, conhecido como o "padroeiro da internet", foi canonizado pelo Papa Leão XIV. O ítalo-britânico se tornou o primeiro santo "millennial" da Igreja Católica.

Carlo morreu aos 15 anos, em 2006, após ser diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia. Carlo então ofereceu seu sofrimento “pelo Papa e pela Igreja”.

A canonização de Carlo aconteceria em abril de 2025, mas foi adiada devido à morte do Papa Francisco.

Na ONU, Trump diz que ele e Lula tiveram "química excelente"

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump tiveram um breve encontro entre os discursos de ambos na Assembleia-Geral das Nações Unidas. Na ocasião, Trump disse que eles “precisavam conversar” e que houve "excelente química" com Lula.

A declaração aconteceu após meses de tensão entre os países, já que os EUA anunciaram uma série de sanções financeiras ao Brasil a partir de maio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.