Defesa de Bolsonaro prevê que ex-presidente deve ser levado à Papuda na próxima semana
Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou embargos de declaração da defesa e deve encaminhar Bolsonaro a regime fechado

Foto: Reprodução/Lula Marques/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deve ser preso e cumprir a pena de 27 anos e três meses de prisão, em regime fechado a partir da próxima semana. As informações acerca da possível prisão de Bolsonaro foram divulgadas em uma coluna da jornalista Malu Gaspar do portal "O Globo".
Com a rejeição dos embargos de declaração, recurso com o intuito de retificar a condenação, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa de Jair Bolsonaro já analisa quando ele deve ser preso em regime fechado por determinação do ministro Alexandre de Moraes.
A defesa de Bolsonaro avalia que, assim como já ocorreu com Fernando Collor, Moraes deve rejeitar de forma definitiva os recursos que reduziriam a pena de Bolsonaro e executar de forma imediata a pena na próxima semana, entre quarta-feira (26) e quinta-feira (27).
No governo do Distrito Federal, a previsão é de que a prisão seja decretada entre a última semana de novembro e o início de dezembro.
Um acórdão o julgamento deve ser publicado nesta terça-feira (18), com a publicação, o Supremo abrirá um prazo de cinco dias para que a defesa de Bolsonaro e dos outros investigados do chamado "núcleo crucial" da trama golpista apresentem novos recursos.
O prazo começa a ser contado a partir da quarta-feira (19) e, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, na quinta-feira (20), o prazo será estendido até a segunda-feira (24), seguindo as regras do Código de Processo Penal.
Em relação ao local que Bolsonaro será levado, o cenário mais provável é que ele cumpra pena em um batalhão da Polícia Militar dentro do complexo penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha. O batalhão não é de responsabilidade da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, e sim da própria Polícia Militar.


